Resenha #218: "Egomorte" (2020) - Liträo

Salve Headbangers!
Para minha surpresa o nome Liträo não tinha sido usado por nenhuma banda, pelo menos até agora e surpresa maior quando descobri que não tratava-se de uma banda de Thrash ou algo parecido e sim um Doom/Sludge arrastado e mórbido e por isso maravilhoso! Nesse primeiro full que vem sucedendo dois EP's excelentes que são "O Filho Que Você Despreza" (2018) e "O Sol Continua o Mesmo" (2019), o quarteto carioca te convida para um ambiente musical pantanoso.
 
 
Lugares Memoráveis, Dores Inesquecíveis abre o trabalho com uma fala do agente Smith no momento que ele está torturando o Morpheus e se já começa citando um dos meus filmes favoritos, fatalmente chama minha atenção! Uma linha Doom invade o som, os vocais remetem à ecos de desespero, algo distante que vem crescendo a medida que a dor, que ele quer transmitir, aumenta consideravelmente.

Enquanto Abutres Consomem Nossa Carne intensifica aquela aura de algo maldito se espalhando pelo ar, o baixo aqui tem aquela pegada Black Sabbath, é sempre bom lembrar como eles são os pais de tudo e conseguem influenciar do Stoner ao metal extremo. Ao final, esse som se torna quase uma jam instrumental que se encerra em uma microfonia.
 

 
Riley Day é minha favorita do álbum, também pudera, aqui temos um momento extremo do trabalho, arrastado de uma maneira que beira o sufocante. O Filho Que Você Despreza é uma mistura entre poesia e música ritualística, note como a composição vem em uma crescente a medida que vai te derrubando ao abismo, algo que ao vivo deve ser uma experiência extra sensorial.

188 apresenta-se como uma curta faixa que leva-nos a Escrituras de uma Vida em Vão, um ode ao Doom Metal e à música arrastada e tem uma letra tão profunda quanto a sua sonoridade, fechando esse um trabalho que recomendo a você que ouça com fones de ouvido, com luz apagada e com um incenso aceso para entrar em contato com o 'Egomorte'.

TRACKLIST:
1) Lugares Memoráveis, Dores Inesquecíveis
2) Enquanto Abutres Consomem Nossa Carne
3) Riley-Day
4) O Filho Que Você Despreza
5) 188
6) Escrituras de uma Vida em Vão