Álbuns Marcantes #32: "Arise" (1991) - Sepultura

Após o seu lançamento, em 25 de março de 1991, pela Roadrunner Records, o álbum recebeu críticas positivas de revistas de heavy metal como a Hard Rock, a Kerrang! e a Metal Forces. "Arise" é considerado o melhor álbum de Sepultura entre os fãs de longa data.

 
Enquanto que a música em "Arise" tem essencialmente o mesmo estilo death/thrash metal que o álbum anterior, "Beneath the Remains", torna-se claro aqui que o som da banda estava a adquirir um tratamento experimental. "Arise" apresentou o Sepultura na sua primeira incursão na música industrial, no hardcore punk e na percussão Latina.

O trabalho é tido como responsável por fincar o nome do grupo brasileiro no mapa do metal mundial, o levando a tocar pelos quatro cantos do planeta em uma extensa turnê que durou dois anos, passando por 39 países entre 1991 e 1992, totalizando mais de 220 concertos. Neste período, o álbum ganhou disco de ouro na Indonésia, a primeira certificação da indústria musical para o Sepultura.

Segundo Max Cavalera, ex-vocalista e guitarrista do Sepultura, afirma:

 
"O 'Arise' é um disco especial que abriu muitas portas, tanto na sonoridade da banda quanto em experiências em turnês. Por causa da ótima recepção do álbum, fomos para muitos países. Além do que, ele é muito bem tocado e mostra a evolução musical da banda. Estávamos em uma época bem criativa".
 
 
"Arise" é um dos títulos incluídos no livro "1001 Albúns para você Ouvir antes de Morrer", editado pelo escritor Robert Dimery, e no livro "Top 500 de Álbuns de Heavy Metal de Todos os Tempos" do jornalista e crítico de música Martin Popoff.

Ouça em:

 
TRACKLIST:
1) Arise
2) Dead Embryonic Cells
3) Desperate Cry
4) Murder
5) Subtraction
6) Altered State
7) Under Siege (Regnum Irae)
8) Meaningless Movements
9) Infected Voice

 
FORMAÇÃO:
Max Cavalera - voz e guitarra;
Andreas Kisser - guitarra;
Igor Cavalera - bateria;
Paulo Jr. - baixo.