Resenha #215: "Inexplicável Existência" (2021) - Desdominus

Existem bandas que eu assumo tranquilamente o quanto sou fã, e por morar no litoral catarinense sempre fica difícil imaginar quando terei a chance de assistir alguma apresentação desse seleto coletivo ao vivo, no caso da Desdominus eu estava na frente do palco no terceiro dia do Maniascs Metal Meeting, cantando todas as músicas e vibrando com hinos como Supremacia Underground e False Creator's Creator.
 

E porque estou citando esse show em específico? Porque depois de ouvir "Inexplicável Existência", aquela vontade de rever a banda ao vivo só se intensificou e sempre quando vou apresentar a Desdominus para alguém recomendo: - "essa é uma banda para ouvir de terno!", então prepare sua roupa de gala e vamos avaliar esse trabalho que foi um destaque de 2021.

O que faz o som deles ter essa atmosfera mais airosa, se deve às influências que transitam muito bem entre o Death Metal, o Black e o Heavy Metal Tradicional, sendo até uma injúria tentar classificar essa sonoridade em rótulos, pois é musica extrema, acima de tudo.

Embalando essa grandiosidade temos mais um belíssimo trabalho de Alcides Burn da Burn Atwork. A forma como ele consegue entender a proposta do álbum e passar para um trabalho gráfico é impressionante!

Importante destacar também que a banda teve alterações na sua formação, sendo esse então o primeiro registro com Daniel Curtolo na guitarra e vocais, Rodrigo Pereira na guitarra, Adriano Justino no baixo e Ney Paulino na bateria, mostrando que mesmo com essas mudanças a estrutura, o DNA, do Desdominus se mantém e isso é provado ao longo da audição.

Falando em se manter uma tradição, a de ter uma letra em português é mantida aqui, se temos hinos como Certo e Convicto agora podemos citar também a faixa que batiza o trabalho e não se deixe levar pelos violões do começo, pois aqui temos um dos momentos mais brutais do álbum. Belong to Yourself já era uma conhecida nossa, pois saiu como single e ela cria um ótimo contra ponto com a anterior já que essa cai para um lado mais introspectivo e técnico.
 

Para quem acompanhou os primórdios do Death Metal Melódico, quando o estilo não tinha aberto mão da agressividade, irá identificar aqui elementos vindouros dele em sons como Misty Dimension e Distortion of Reality.
 
Divine Shadow chama atenção pelos vocais mais gritados que casam muito bem com a proposta da banda me rememorando os catarinenses da Sodamned e My Last Winter  une-se a Abyss of Lies e You Are Alone, como tempestades de virtuose, arrisco-me a dizer que a Desdominus, assim como a Sad Theory, são bandas que conseguem ser extremamente técnicas, mas sem cair na armadilha de serem indulgentes ou cansativas

Ao final "Inexplicável Existência" é mais um acerto na discografia do Desdominus e provavelmente um trabalho que consolida sua atual fase, inabalável!

TRACKLIST:
1) Inexplicável Existência
2) Belong to Yourself
3) Misty Dimension
4) Divine Shadow
5) My Last Winter
6) Distortion of Reality
7) Abyss of Lies
8) You Are Alone
 
 
FORMAÇÃO:
Daniel Curtolo - guitarra e vocais;
 Rodrigo Pereira - guitarra;
 Adriano Justino - baixo;
 Ney Paulino - bateria.