Resenha #212: "Between Chaos and Grace” (2016) - Dust Commando

Dust Commando é uma banda que vim a conhecer por indicação do meu brother Maykon da nossa mídia irmã O Subsolo. Tive a chance de assistir a banda ao vivo e fiquei impressionado com a sonoridade que eles conseguem transmitir, provando que ainda existem bandas que fogem de rótulos pois a DC consegue impor vários gêneros ao seu som sem que nada soe forçado ou datado.

Indo ao trabalho em si, a abertura com Spår entrega aquela levada mais "gorda", uma pegada instrumental bem na linha do stoner metal dando um clima para fazer a ponte perfeita com Outsider, a bateria de Felipe Silva marca bem o tempo com uma levada hipnótica das guitarras e aqui um dos grandes destaques do trabalho, o baixista e vocalista Thiago Rabuske, é inegável que ele tem como inspiração Phil Anselmo, mas não se trata aqui de uma cópia e sim, de uma influência, pois se os vocais mais gritados remetem ao Pantera quando ele mostra outras camadas da sua voz é bem perceptível a inspiração e qualidade do músico.
 
 
Prova do citado acima vem em No Grudge onde o stoner e o grunge se encontram assim como o encontro das vertentes do rio Taquari (cidade natal da banda). Esse som poderia muito bem estar nos álbuns mais metálicos do Alice in Chains ou no grande projeto Temple of The Dog.

Lembra que ali no começo do texto eu disse que assisti a banda ao vivo, então P.O.T.U.S foi um dos sons que mais me chamou atenção e deu para sacar que o som tem aquele mix de estilos, um refrão grudento e uma crescente na música bem marcante. Ao término, Edema com seus oito minutos é um stoner ora arrastado, ora mais acelerado, mas totalmente atmosférico encerando o trabalho de maneira muito positiva e que venha "Refusal".

TRACKLIST:
 1) Spår 
2) Outsider
3) No Gudger
4) P.O.T.U.S
5) Edema
 
 
FORMAÇÃO:
Thiago Rabuske – voz e baixo;
Felipe Silva – bateria/guitarra.