Resenha #210: "Missa Profana" (2021) - Guro

A maldição do segundo álbum passou longe para os paranaenses do Guro, em "Missa Profana" (2021) eles conseguem manter intactas as ótimas impressões do debut "Anticristo"  e também jogam na nossa cara todo o ódio que possuem contra tudo que está aí, isso tudo com uma raiva ensandecida que deixaria o Napalm Death orgulhoso.


A faixa título é a primeira do trabalho e é disparado uma das melhores, onde a banda mostra a sua forma de unir elementos do Death e do grind com primazia. Essa variação de estilos é uma marca deles, afinal de contas eles estão aí na ativa desde 2014,  então sabem o que estão fazendo!

O trio composto por Thiago Franzim na guitarra, Francisco Paiva na bateria e Eron Bueno no vocal, está bem entrosado, com um destaque para os vocais que soam cada vez mais ardidos de Eron e a excelente timbragem dos instrumentos que para esse estilo é fundamental. 

E claro, falando do estilo em si, temos 17 músicas em 26 minutos, por isso mesmo você vai fatalmente ouvir o álbum na íntegra, vai curtir pra caramba e nem vai perceber que acabou, te obrigando a usar a função repeat no talo (sou da época que isso era no botão do rádio ainda kkkk). 

Misturando um senso de humor ácido com críticas sociais idem, é dessa forma que faixas como Morte ao Proletário divide espaço com Maconha 666, assim como em passagem mais intrincadas como o solo em O Diabo Está Entre Nós e Deadly Nightmares.

Quero dar destaque também para a excelente cozinha, a bateria que vai deixar o barata do Test orgulhoso, pois da para perceber uma influência ali, em sons como Mão Esquerda e Retaliação. E fechando o trabalho, temos um andamento mais lento em The Eyes of Death, o que mostra que a Guro ainda tem um grande leque de possibilidades para ser explorado na sua já rica sonoridade.

TRACKLIST:
1) Missa Profana
2) Escravos
3) Maconha 666
4) Solitude
5) Morte ao Proletário
6) Ninguém Me Representa
7) O Diabo Está Entre Nós
8) Mão Esquerda
9) Izo
10) O Mar
11) Empresas
12) Pesadelo
13) Ética da morte
14) Deadly Nightmares
15) Crackheads with Machine Guns
16) Retaliação
17) The Eyes of Death


FORMAÇÃO:
Thiago Franzim - guitarra;
 Francisco Paiva - bateria;
Eron Bueno - vocal.