Dissecando EPs #45: "Martyr Part I: Ignite" (2020) - Absens

Saudações Headbangers!
Entre as vertentes do Prog Metal, confesso que as que mais me chamam a atenção são aquelas que conseguem unir momentos mais técnicos com peso. Entendo quem prefere as viagens mais atmosféricas de meia hora mas eu passo! Mas porque estou falando isso nesse Dissecando
 
Pois bem, o grupo gaúcho Absens formado por Cezar Tortorelli (voz e guitarra), Fernando Spalter (guitarra), Guilherme Bettini (baixo e vocal) e Alberto Andrade (bateria), deve compartilhar desse sentimento. Mas verdade seja dita, o que eles apresentam aqui não é apenas prog ou thrash ou death e sim tudo isso e mais um pouco, dando uma boa dor de cabeça para quem gosta de rotular, mas ao mesmo tempo, mostrando maturidade na hora de compor, o que nos deixa deveras feliz.
 
 
O conceito do EP é muito interessante, não vou entrar em área de 'spoilers', mas imagine o campo das polarizações levado ao limiar do absurdo (sim a mais do que agora). Essa premissa expõe à violência e à nossa autodestruição, porém como o título entrega, essa é apenas a parte 01 da história.

A primeira faixa Ablaze é de cara já um ótimo cartão de visitas para o que está por vir. Os vocais guturais tomam a frente intercalando com melódicos, além do som contar com a participação de Tiago Masseti do Daydream XI, essa faixa é mais que obrigatória para quem curte esse lado mais pesado do prog metal, o que é meu caso, não a toa que meu álbum favorito do Dream Theater é o "Train of Trought" (2003).

A Beam of Light, mantém aquela pegada mais prog ao mesmo tempo que os vocais vão "conversando", intercalando as passagens e apresentando um resultado muito bom, me lembrando duas bandas brasileiras excepcionais, o Dynahead e o Mindflow.

 

Abrasive/Corrosive tem uma participação especial do grande vocalista Tiago Masseti (Daydream XI e Kingdom North) e o vocal dele casou de maneira muito harmônica com o som que é de um bom gosto que chega até a arrepiar! Abeyance fecha o trabalho e conta com a participação do músico Lucas Etcheverria conhecido pelo público do Jazz e impossível não perceber toques do estilo que já estavam presentes.

Poucas bandas de prog metal conseguem me chamar a atenção e após a audição desse trabalho do Absens começo a perceber que deveria rever meus conceitos! Então vou me permitir a descobrir o universo da música virtuosa enquanto espero a parte dois dessa obra.


TRACKLIST:
1) Ablaze (ft. Tiago Masseti)
2) A Beam of Light
3) Abrasive/Corrosive
4) Abeyance (ft. Lucas Etcheverria)
 
 
FORMAÇÃO:
Cezar Tortorelli - voz e guitarra;
 Fernando Spalter - guitarra;
Guilherme Bettini - baixo e vocal;
Alberto Andrade - bateria.