Álbuns Marcantes #26: "Heavy Metal Breakdown" (1984) - Grave Digger


 
Em 20/11/1984, o Grave Digger lançava "Heavy Metal Breakdown" seu primeiro álbum de estúdio, atingindo a venda de 40 mil cópias somente na Europa.

Voltamos ao ano de 1984, onde o heavy metal vivia uma fase extremamente criativa, e surgiam cada vez mais clássicos do gênero. O metal alemão mostrava sua força através de nomes como Running Wild (que lançaria seu debut naquele mesmo ano), e o Accept que vivia sua melhor fase.
 
No meio desse caldeirão musical, surge o Grave Digger, com a proposta de fazer um metal agressivo, cru e direto, o que fica nítido neste clássico debut. A receita aqui é a mais simples possível, e foi utilizada muito nessa época: se achar um bom riff, detone-o até o fim! E riff bom, não falta aqui.
 
Logo de cara já temos Headbanging Man, um verdadeiro torpedo metálico, seguida do hino Heavy Metal Breakdown, com um refrão grudento e marcante que ficou marcado na história do metal. Temos algumas canções mais macabras e cadenciadas como Back From The War e os riffs cavalgados da obscura Legion Of The Lost. O encerramento segue com a adrenalina no nível máximo em Heart Attack. A produção não é das melhores, mas nada que comprometa a experiência sonora. Registro visceral e importantíssimo pra cena metálica mundial, e um dos álbuns que mais ouvi. Altamente recomendado!
 
Ouça o álbum na íntegra:


TRACKLIST:
1) Headbanging Man
2) We Wanna Rock You
3) Back from the War
4) Storming the Brain
5) Heavy Metal Breakdown
6) Tyrant
7) Shoot Her Down
8) Legion Of the Lost
9) Heart Attack
10) Yesterday
 
 
FORMAÇÃO:
 Chris Boltendahl - vocais;
Peter Masson - guitarras;
Willi Lackmann - baixo;
Albert Eckardt - bateria.