Terror Underground #25: "O Bebê de Rosemery" (1968)

Salve Headbangers e fãs de filmes de terror!
Em tempos que o cinema parece que virou apenas uma festa de bonequinha possuídas e 'jump scarys' apelativos, nada melhor do que homenagear aqueles 'terrorzão' de verdade, indispensáveis para todo mundo que já parou na frente de uma TV, ou celular, ou PC, afim de se assustar! Sem mais delongas, vamos falar da prole maldita de Rosa Maria.
 

 

Roman Polanski é um diretor com uma certa predileção pelo macabro e seus filmes tem um grande poder de fazer o telespectador se sentir muito mal, basta observar por exemplo "Repulsa ao Sexo" (1965). E aqui nessa obra é possível ver que Mia Farrow (Rosemery) deve ter sofrido!

Esse filme tem como fonte de inspiração o livro homônimo de Ira Levin e tanto o livro como o filme se baseiam no 'slow burning', ou seja, não tem aquele terror que mostra tudo na cara e a tensão vai se construindo, então a geração ejaculação precoce James Wan não vai curtir, fazer o que né, não sabem o que tão perdendo!
 

 
 
Na verdade, assista esse filme da maneira correta, ou seja, prestando atenção! Porque o começo dele vai criando toda uma atmosfera, o que poderia parecer uma 'intro' deveras lenta, na verdade é um caminho em direção ao abismo!

Falar das atuações é obrigatório! A já citada Mia Farrow, não é nem de longe a mocinha indefesa e a construção dela até a percepção da verdade é muito bem construída. Ruth Gordon (Minnie) ganhou o Oscar e o seu papel de vizinha enxerida é tão verossímil que até assusta, e John Cassavetes (Guy) passa para nós uma apatia que dá raiva.

Temas como estupro marital, submissão e independência feminina são abordados e o final que mostra tudo não mostrando nada, fazem dessa obra de Polanski um marco, uma aula narrativa! Quem assistiu, por exemplo, a primeira temporada de "American Horror Story" consegue reparar similaridades entre os roteiros, só provando a sua atemporalidade e necessidade de ser contemplado.


 
"O Bebê de Rosemary"
(Rosemary’s Baby, EUA, 1968)
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Roman Polanski
Elenco: Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer, Maurice Evans, Ralph Bellamy e Charles Grodin
Duração: 136 min.
 
Revisado e editado por Carina Langa.