Resenha #163: "The Plague" (2020) - Dakhmas

Infelizmente até hoje tem pessoas que confundem duas palavras, underground com amadorismo. Digo isso porque muitas bandas vem usando o termo 'faça você mesmo' como muleta para esconder a falta de capacidade em lançar algo de qualidade. Por sorte, nosso cenário nos dá provas vivas de que se está pretendendo mudar esse quadro e ao ouvir o material de que essa resenha se trata, o segundo registro do Dakhmas, "The Plague" que foi lançado esse ano, só comprova o quanto rica pode ser a mistura entre talento e profissionalismo. 


Fato é que já venho acompanhando a carreira dessa banda de São Paulo desde o seu 'debut' “H.A.T.E. (Human Are The Enemy)” (2019), que me deixou ótimas impressões e que, por incrível que possa parecer, foram elevadas agora com esse segundo registro. A Dakhmas vem provando ser uma banda mais madura e que sabe onde quer chegar, afirmo que "The Plague" é um postulado da nossa sociedade atual embalado em um autêntico e energético álbum de metal. 

The Message abre o trabalho e, como o nome diz, ela deixa claro o que está por vir "Tudo o que contradiz a maldita divindade será levado para a terra negra ... Oh, Demônio, receba-nos!" 

Na sequência Goddess of Freedom vem com uma linha de guitarras que remete ao 'death' metal moderno com 'breakdowns' e uma extremidade absurda, Any Scarlet é uma vocalista muito versátil e consegue passar uma carga de emoções como angústia e raiva a cada nota. 

Seeds of Destruction tem um leve toque de 'new' metal no seu começo, mas nada que remeta ao pula pula norte americano. Esse som deixa qualquer cereal no chinelo fácil fácil, quero chamar atenção para as linhas de guitarra de Hebberty Taurus (guitarra/vocais) que foi também responsável pela produção do álbum, completam a banda o baixista André Soares e o álbum foi gravado pelo baterista Kevin Bosio que não está mais na banda.


Blame of the Faith é uma das minhas favoritas, traz um 'death' metal que me remeteu à fase atual do Napalm Death, e acredito que eles também curtam muito Hypocrisy e Arch Enemy antigo, até porque temos na sequência Black Earth que mostra bem essas influências. 

Falando em influências, ainda é perceptível toques de metal industrial como o do Meshuggah em sons como The Sixth Reborn, mas note que ao falar de influências não estou me referindo a cópias, o que seria muito fácil, pelo contrário o Dakhmas dosa de uma forma única esses elementos e entrega a sua sonoridade fazendo com que já no seu segundo trabalho você identifique a sonoridade da banda. Prova disso vem no encerramento com The Plague que deixa claro quais são as maiores pragas da nossa sociedade doente, manipulada e podre, como a capa do trabalho bem expõe. 

Ano que vem, o Underground Extremo estará completando seis anos e um dos grandes motivadores desse trabalho que aqui fazemos é apoiar bandas que merecem e que a gente tenha gosto de escutar e o Dakhmas é exatamente assim! 

TRACKLIST:
1) The Message ( Opening )
2) Goddess of Freedom
3) Seeds of Destruction
4) Blame of the Faith
5) Black Earth
6) The Sixth Reborn
7) Enriching Liars
8) Slaved Eyes
9) The Plague 

FORMAÇÃO:
Any Scarlet – vocais;
Hebberty Taurus – guitarra e vocais;
André Soares – baixo;
Kevin Bosio – bateria.




Revisado e editado por Carina Langa.