Resenha # 175 - Kamala Live in France



Já tirando um elefante da sala, não sou um grande admirador de trabalhos ao vivo, principalmente esses de 2000 pra cá onde quase tudo refeito em estúdio, mas como muitas vezes ocorre o metal nacional da lição em muita gente por ai pois esse ao vivo do Kamala não é somente um dos melhores trabalhos nesse formato como também é orgânico e feito com alma, dando aquele orgulho de pensar caralho isso é uma banda brazuca.

Fato consumado (infelizmente ) é que muitas vezes o metal feito aqui é mais valorizado no exterior não a toa que o Kamala escolheu a França para fazer o registro do seu trabalho ao vivo quem veio posterior ao excelente “Eyes of Creation” (2018). E como disse acima esse registro marcou a sexta passagem da banda pela Europa então provavelmente eles recebem mais apoio lá do que aqui.

E se em estúdio o Kamala já é uma banda original imagine ao vivo, Raphael Olmos é um musico excepcional, Allan Malavasi, consegue fazer a segunda guitarra não fazer falta já se tornando um dos meus baixistas favoritos, uma pena que ele tenha saído da banda ano passado e Isabela Moraes que consegue deixar sua marca na bateria da banda fazendo as musicas ganharem mais agressividade, velocidade e groove confira as versões de estúdio e depois confira esse ao vivo par ver o ganho que a musicista trouxe.



Com oito faixas, e um pouco mais de meia hora, o trabalho baseia o set principalmente nos dois últimos trabalhos - "Eyes of Creation" e "Mantra", e imagino que deve ter sido um trampo muito difícil decidir um set list, pois ao longo de seus seis registros temos sons muito bons que ficaram de fora.

"Internal Piece" é um convite para o bate cabeça a variação de vocais, e a levada Thrash Old School com uma bateria avassaladora é um ótimo cartão de visita dizendo isso aqui é metal brasileiro, o que muito o publico exterior comenta que nossas banda tem um jeito especial de tocar com uma garra que impressiona.

"Open Door" é um dos meus sons favoritos da banda, e ao lado de "Believe" mostram toda a veia quase prog da banda mas não confunda com falta de peso pelo contrario ja que eles conseguem inserir alguns elementos  que são fatalmente extremos.

"Stay with Me" vem lembrando as raízes da banda e para fechar Mantra que é um marco pois além de batizar um trabalho da banda esse registro marcou a mudança que levaria o Kamala a ser um dos nomes mais representativos da cena, esse ao vivo só confirma isso.


TRACKLIST
01. Internal Peace
02. Open Door
03. Believe
04. Stay with Me
05. Take Away
06. My Religion
07. Suicidal Attack
08. Mantra