13 Guitarristas Brasileiros

Hoje, dez de março, é o dia do guitarrista. Dessa forma, decidimos homenagear todos os guitarristas, que por meio da sua arte, conseguem expressar os sentimentos mais puros, sejam eles de raiva, dor, alegria, frustração, enfim, a guitarra é a alma do Rock/Metal! Então, confira na sequência nossa lista de alguns guitarristas brasileiros do Metal Extremo, que somos extremamente fãs. Claro, faltará milhares de nomes, quero que os que não foram citados sintam-se representados.
PS: Hoje também é aniversário da Naylla, minha filhota que já apresentou o programa da rádio comigo em algumas ocasiões. (Então são dois motivos para eu comemorar este dia).

Lembrando que a numeração aqui descrita é só para o redator aqui não perder a conta (rsrsrsrs), e não um ranking. E, eu não sou guitarrista, então detalhes mais técnicos deixo a cargo de quem manja do assunto hahaha. Ah, e decidi listar os guitarristas que já assisti ao vivo, pois se não fosse isso a nossa lista passava de mil fácil!!!

1) Quem: BRUNO PETTER
Banda: Carcinosi 
Indicação de Som: Reverse Rebuild
Citamos o trabalho dessa banda no nosso vídeo da cobertura do OTA. Chama a atenção o fato dessa música manter a pegada extrema e o senso de melodia que só é possível com o trabalho desse guitarrista que entende muito bem o que está fazendo.


2) Quem: ADRIANO RIBEIRO 
Banda: Khrophus
Indicamos o Som: Smoke Screen
Já assisti a Khrophus umas 15 vezes, no mínimo, e a forma como Adriano toca passagens extremamente complexas as faz parecerem fáceis... Para ele é claro!!! Olhem esse vídeo gravado no Palco Célula e tire suas conclusões.


3) Quem: DÉBORA GOMES 
Banda: Losna
Indicamos o Som: Feronia 
Música do "Another Ophidian Extravaganza", é, particularmente minha faixa favorita da banda, pois esse som tem um 'groove' sensacional e os 'backing vocal's' feitos pela Débora dão ainda mais peso, isso mesmo além de exercer um excelente trabalho com a guitarra ela contribui com o vocal.



4) Quem: DIEGO BITTENCOURT
Bandas: Symbolica, Somberland, As The Palaces Burn
Indicamos o som: Arcanum (As The Palaces Burn) 
Guitarrista multi facetado, indo do 'power metal' do Symbolica ao 'Black Metal' da extinta Somberland. Sempre muito técnico e com excelente solos, agora na As The Palaces Burn ele se supera! Na minha opinião, o seu melhor registro até agora. 


5) Quem: MOYSES KOLESNE
Banda: Krisiun 
Indicamos o Som: Todos kkkkkk
Em uma banda só com verdadeiros monstros, não tem jeito, você torna-se um monstro também! Moyses e seus irmão levaram o 'Death Metal' mundial a outro patamar, e ao contrário de muitos músicos por aí, eles continuam evoluindo a cada registro.


6) Quem: ANDREAS KISSER
Banda: Sepultura, De La Tierra 
Indicamos o Som: Todos do "Quadra" (que CD incrível!), Em busca do Ouro - "HUBRIS I & II"
Mesmo que você não goste do Sepultura sem os Cavaleras, o fato é que Andreas manteve a banda ativa e hoje o resultado positivo do "Quadra" é só uma das recompensas! Vale conferir também sua carreira solo com participações dos mais variados artistas.


7) Quem: HENRIQUE PERESTRELO 
Bandas: Cemitério (ao vivo), Cifer
Indicamos o Som: Demons Assault
Conheci o guitarrista na apresentação da Cemitério no Maniacs Metal Meeting 2018. E o Underground Extremo já o entrevistou para falar do seu projeto o Cifer que é totalmente oitentista do jeito que a gente gosta! Confira a entrevista: http://www.undergroundextremo.com/2019/09/entrevista-cifer.html
Henrique manda muito bem nos solos de guitarra e não é por menos que toca nessas bandas fodásticas.



8) Quem: CHERRY SICKBEAT
Bandas: Okotô, Hellsakura, Nervochaos
Indicamos o Som: Live Like Suicide 
Ela tinha uma presença de palco fantástica e um amor ao 'underground' poucas vezes visto. Sua morte marcou a todos e esse clipe é uma belíssima homenagem a todo o legado da guitarrista. Sempre que podemos, lembramos dessa mulher que para nós é lendária devido a importância que teve para a cultura 'underground'.


9) Quem: FABRÍCIO VALLE
Banda: Red Razor 
Indicamos o Som: Born in South America
Músico que tem minha admiração como guitarrista, compositor e pelo seu posicionamento ideológico. Essa é uma das bandas que já assisti diversas vezes e sempre me impressiona pela velocidade e garra do som.


10) Quem: ANTÔNIO ARAÚJO 
Bandas: Korzus, One Arm Away
Indicamos o Som: Dead Eyes - One Arm Away
Vimos sua apresentação no OTA 2020 com a Korzus e que show!!! Baita presença de palco, suas representações corporais agregam sentido a agressividade das músicas. Ele é um daqueles músicos que dão belos exemplos aos calouros e a observação de seus dedilhados com certeza faz parte do público.



11) Quem: MARCUS D'ANGELO
Banda: Claustrofobia
Indicamos o Som: Peste
Um dos músicos fundadores da banda que é consolidada no underground e que é responsável por elevar o metal nacional a outro nível e deixar a banda reconhecida mundialmente. Agressividade e acidez é o que não falta no som do Claustrofobia, e Marcus tem papel fundamental nesse quesito, além da guitarra ele também é vocal.


12) Quem: RENE SIMIONATO
Banda: Torture Squad
Indicamos o Som: O Doutrinador
Ingressou na banda no ano de 2015 e veio só para agregar. Guitarrista a altura dessa grande banda e que demonstra solos pesados condizentes com as letras. Daqui a um mês quem não o viu ao vivo ainda e é da região Sul do país, poderá prestigiar o show da Torture no IV Subsolo Rock Festival que acontecerá nos dias 09 e 10 de maio e já divulgou a bandar como uma das 'headlines'. Confiram!!!


13) Quem: LÉO MESQUITA
Banda: Surra
Indicamos o Som: Parabéns aos Envolvidos
Léo não podia ficar só com a função de guitarrista da banda Surra, porque ele tem muito para falar e representa muito a ideologia a cada composição dos sons. Velocidade? É pouco para definir seus acordes, que são além de tudo ácidos e impactantes. Temos entrevista com Léo e sua trupe no nosso canal do Youtube, mais underground impossível!


PARABÉNS AOS GUITARRISTAS!!!

Contribuições no texto e revisão por Carina Langa.