Resenha #129: "SP Metal I" - Coletânea

Hail Headbangers! Hoje a minha cidade natal esta comemorando 466 anos e mesmo não morando lá a alguns anos, achei bem oportuno fazer uma homenagem para a cidade do caos, entre várias idéias o 'insight' aconteceu, porque não resenhar onde tudo começou? Então, essa resenha se dedica a "SP Metal I".

Assim como muitos dos nossos leitores, eu ainda não era nascido no ano de 1984, mas impossível não sentir o espírito de companheirismo e força ao metal que ocorria naquela época, e essa sensação é o que temos ao ouvir "SP Metal I", claro que esse não foi o primeiro trabalho de 'Heavy' Metal do Brasil, porém, ele serve muito de parâmetro para entendemos  como estava o cenário naquela época e afirmo com certa tranquilidade, muitos músicos consagrados hoje da cena brasileira, se inspiraram nesse trabalho.

Não cabe aqui apresentar toda a jornada de Luiz Calanca e da Baratos Afins, pois em uma pesquisa no Google você encontra toda a caminhada que foi para captar e lançar esse material, mas nossa melhor forma de homenagear, é ouvir o registro bem alto, sim, é um vinil raríssimo, mas convido nosso leitor a acessar o 'link' enquanto lê essa resenha, e vamos nos transportar para 1984. 


1) Avenger Missão Metálica: Abre a coletânea meu som favorito! Claro, a qualidade é questionável, mas essa letra é maravilhosa. Difícil identificar o trabalho de bateria pois está meio fraca, mas tente, só tente, não cantar o refrão! 

2) CenturiasDuas Rodas: Homenagear motos é clichê, sim! Mas esse som é demais! Uma pegada de 'Heavy' Metal tradicional com 'hard rock' numa linha daquela que o Saxon iria fazer anos depois, o baixo e os vocais são destaques.

3) VirusMatthew Hopkins: Uma banda que merecia muito mais reconhecimento, o Virus voltou a lançar um trabalho ano passado, álbum que figurou na nossa lista de melhores do ano. Se hoje temos bandas fantásticas de 'Speed' Metal como Selvageria, e Álcool, podemos dizer que o Virus é um dos responsáveis. Pensa a dificuldade de gravar esse solo com os equipamentos da época.

4) Salário MínimoCabeça Metal: Talvez por nunca ser chegado em 'Hard' Rock o Salário Minimo não me chamava muito a atenção, mas mesmo dentro das definições do estilo, o Salário descia a mão, sendo um 'hard heavy', o que faz esse som ser o meu favorito da banda até hoje.

5) CentúriasPortas Negras: Para quem quer conhecer o 'Heavy' Metal brasileiro, sinta-se obrigado a atravessar as Portas Negras. Sempre quando escuto esse som, eu penso, como eles não foram longe? Passagens com influências de Iron Maiden e um vocal que sabia cantar como poucos. Sabe a definição de injustiça? Pois é, ela se aplica muito nesse caso.

6) Salário MínimoDelírio interestelar: Aqui eles apresentam a fórmula que logo depois seria atingida com "Beijo Fatal". Como já disse, não sou muito conhecedor de 'Hard Rock', mas dá para ver um cuidado melhor no acabamento dessa faixa em especial, principalmente na mudança de andamento após o primeiro solo.

7) AvengerCidadão do mundo: Correndo o risco de ser repetitivo aqui, mas não posso deixar de citar que o Avenger merecia também um destaque na história do Metal brasileiro. Ouça o baixo dessa música e a qualidade das guitarras, lembrando que estamos falando de uma época que não existia efeitos de estúdio, ou você sabia tocar ou não, simples assim!

8) VírusBatalha no setor Antares: Outro clássico do metal nacional que eu espero muito poder ver ao vivo. Sabe aqueles sons que crescem a cada passagem? É isso que essa faixa apresenta. A velocidade desse som é impressionante, assim como a mudança nos vocais e a interpretação, enfim, o autêntico Metal Nacional, na sua melhor forma. 


Revisado por Carina Langa.