"La Campana del Infierno" - Parte 02

Hail Headbangers! O mês de novembro terá grandes eventos no nosso país 'hermano' e por isso mesmo, decidimos aproveitar nossa coluna Mundo Underground para divulgar um pouco mais de um desses eventos. E já nos preparar para que nas próximas edições nossa equipe esteja presente. Conheça um pouco mais do La Campana del Infierno.

La Campana del Infierno: Festival 'Open Air' que ocorre na Argentina nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2019. Uma celebração ao Metal na América do Sul, com 30 bandas de vários países, sendo que todas estão apresentadas nesse nosso especial, em duas partes.


1) Velocidad 22 (Argentina): 'Heavy' Metal anti 'posers' para que todos ergam seus pulsos e encham seus canecos. Quem acha que bandas como Hammerfall é o verdadeiro 'true' metal ouça Velocidad 22, um metal rápido, sem freio, dando soco no cara em Metalcoholización.

2) Apneuma (Uruguai): Outra banda que já apareceu aqui no site, o Apneuma também bebe das fontes do 'Death', 'Thrash' e progressivo, criando uma sonoridade única. Em 2008 lançaram a demo "Through nightmare landscapes" porém, foi só em 2015 que lançaram "New World Dissolution" seu primeiro trabalho. Um grande registro, sendo que, seu último álbum foi "The Electric Hive" de 2018.


3) Soster (Argentina): Nenhum festival pode deixar de fora o 'hard' rock e para representar bem o estilo teremos o Soster. A banda é uma revelação, foi formada no ano de 2017 e no mesmo ano lançaram o EP "Destino sin lugar". Atualmente a banda está na divulgação do seu primeiro 'full' "Forjando Caminos".

4) Waste of Humanity (Chile): Brutal 'Death' Metal só para iniciados no estilo, afinal de contas, a banda não abre mão da violência sonora um só minuto, desencadeando uma hecatombe sonora. Debutaram na cena com o registro "Torturas de Almas Obscuras", logo após mudanças de formações, foi lançado "Push The Weak Around" ainda mais técnico e brutal.


5) Nvlo (Argentina): Representando o 'Djent' e o 'Deathcore', o Nvlo é um projeto formado por músicos conhecidos da cena Argentina, e dessa união temos um som extremo que passa por várias vertentes dentro do Metal Extremo. Você pode conferir o desempenho da banda no trabalho "Nulo", lançado esse ano.

6) Over My Grave (Argentina): Originalmente uma banda 'Gothic' Metal que foi ao longo do tempo incorporando novos elementos de outros gêneros. O misto de vocais e a pegada mais agressiva  com características até mesmo do 'Doom', impressiona.

7) Victimario (Argentina): 'Power' trio que executa um 'Death' Metal com algumas passagens de 'Thrash' simplesmente avassalador. Formada no ano de 2012, no ano seguinte lançaram o seu primeiro EP "And Death Just Begun", que foi o prenúncio inicial para o seu primeiro 'full' "Sculpture of Insane Minds".


8) Ritual De Nacimiento (Uruguai): Outra banda já conhecida dos nossos leitores, o Ritual De Nacimiento é uma força do metal uruguaio. Formada no ano de 2014 por ex-membros do Criminal Church. Entretanto, o maior mérito da banda foi, sem dúvida, participar do Wacken Open Air 2019, um dos maiores festivais de metal do mundo.

9) Fireblast (Argentina): Para uma banda de 'Hard rock' me chamar a atenção, ela tem que ser muito boa e por sorte o Fireblast se encaixa perfeitamente na descrição. É nítida a escola européia no som do grupo, se és fã, pode conferir sem medo!

10) Cefem (Argentina): Representando o 'Heavy' Metal com pitadas de 'rock' clássico. Não conhecia o trabalho do Cefem, porém descobri que a banda formou-se em 2014 e possui três trabalhos, sendo o meu favorito, o registro "Historias Obscuras".

11) Cruel (Argentina): Banda de Rosario (localizada próxima de onde o evento acontece), consigo imaginar o quanto eles devem estar orgulhosos por ter um festival de tal magnitude na sua região. A banda apresenta um 'Heavy' Metal que faz jus ao seu nome, cruel, impiedoso e viciante.

12) Anikilador (Argentina): 'Thrash' Metal é a trilha sonora do apocalipse nuclear. Não sei como três caras produzem tanta violência! Confira no trabalho "Autodestruccion", que marcou sua estréia, que já é um massacre. 


13) Scarlight (Argentina): Uma proposta bem peculiar e interessante. O Scarlight faz um 'Heavy' Metal melódico com uso de 'samples' e passagens mais intricadas, além de todo um cuidado, tanto com a parte musical, como na produção, fazendo com que suas apresentações sejam algo muito mais marcante.

14) Descarnado (Argentina): Formado em 2010, o Descarnado pratica uma sonoridade que passeia por vários estilos dentro da música extrema, tendo o 'Death' como eixo norteador. Seu primeiro trabalho é o "Niño Zomb" e atualmente, eles vem trabalhando em um próximo EP. Confira o trabalho da banda abaixo e tenha certeza que é um som difícil de rotular, mas acima de tudo, extremo!

15) Traumatic Noise (Chile): Uma banda de 'Death' com passagens de 'Grind', formada no ano de 2017. O Chile tem uma cena extrema maravilhosa e esse é um dos seus representantes, pois apenas com um EP, já deixaram claro o quanto podem ser esporrentos, ouça "Haunted"! 


16) Trescent (Argentina): A união de grandes músicos só pode gerar uma banda acima da média, o 'groove' e o virtuosismo, faz do Trescent um dos grandes nomes do metal argentino, afinal de contas, que banda pode dizer que já tocou a lado de monstros como Blind Guardian e Mr Big? Seu trabalho mais recente é o EP "Cluster".

17) Rebeldia (Argentina): Outro grande nome do Metal Argentino. Formada no ano de 2012, eles sabem como poucos unir o 'Heavy' com o 'Thrash' metal e em 2018 lançaram um grande trabalho chamado "Juntos a Resistir".

18) Armum (Brasil): Olha! Mais um representante nosso aqui! Estou devendo uma resenha do novo álbum do Armum que está perfeito, totalmente 'Death Metal Old School'. Tendo a frente os vocais de Camila Andrade, são os verdadeiros demônios do 'Armagedom' que nossos amigos argentinos terão o prazer de presenciar.


19) Mandoble (Argentina): Metal sinfônico também tem sua representação no acampamento do inferno. Quem é fã do estilo, sabe que aliado a virtuose, as bandas desse estilo apresentam excelentes vocalistas, letras com elementos de fantasia e principalmente sinfonias marcantes, procure conhecer!

20) Engendro (Argentina): Duo formado no ano de 2003 e como eles mesmo definem, buscando criar um estilo próprio dentro do metal e não duvide disso, pois mesmo sendo em dois, eles conseguem fazer um som infernal e lotam o palco com muita presença.

Revisado por Carina Langa.