Resenha #95: "Alternative 04" - Anathema

Os 20 anos de Alternative 04

No dia 3 de fevereiro Florianópolis irá receber os ingleses do Anathema em uma apresentação intimista que faz parte da turnê Acoustic Resonance, sendo que um dos nortes dessa turnê é comemorar os vinte anos do trabalho Alternative 4. 

Se na época ele dividiu os fãs e tornou se um daqueles itens amado por uns odiado por outros hoje é visto na discografia da banda como um ponto de virada onde as influências Death/Doom deram espaço para algo mais leve com toques de progressivo e ate mesmo pop.
Lançado em junho de 1998, o que seria a quarta alternativa? na verdade o titulo vem de uma inspiração do livro de Leslie Watkins intitulado "Alternative 3" com dez faixas esse trabalho tem um paradoxo, sendo uma das obras mais depressivas e melancólicas da banda mesmo não possuindo nenhum traço de Doom ao longo das suas 10 faixas.

O trabalho abre com "Shroud of False" que é basicamente um resumo do que encontrará ao longo do álbum, os vocais de Vincent Cavanagh transmitem uma grande carga emocional além dos teclados na frente das guitarras e baixo, em boa parte da canção.

Fragile Dreams", é provavelmente um das faixas mais famosas , com destaque para os arranjos de violino. "Empty" flerta com a música eletrônica pelo uso de loops, "Lost Control", é uma das letras mais fortes do trabalho não apenas pela melodia, mas pela temática que é perturbadora, se você tem o domínio da língua inglesa e for ouvir esse trabalho pode ter certeza que ele te deixara emocionalmente perturbado. 



"Re-Connect", pode ser considerada um marco do que chamamos de Shoegazing" fãs de Alcest por exemplo irão se identificar com esse som, Inner Silence tem um vocal que me lembrou My Dying Bridge, entretanto com menor carga de peso"Alternative 4"é uma faixa mais Ambient que faz o trabalho mostrar vairas alternativas e ainda temos Regret, Feel e "Destiny" outra faixa também conhecida do trabalho, e fecha como o trabalho começou com muita melancolia.
Um trabalho impar que venceu a barreira do tempo e hoje tem o status de clássico e por isso mesmo sera revisitado no dia 3 de fevereiro na capital catarinense.




Mais informações do evento acesse o link: https://www.facebook.com/events/1607788396033125/

Track List

1."Shroud of False" – 1:37

2."Fragile Dreams" – 5:32

3."Empty" – 3:00

4."Lost Control" – 5:50

5."Re-Connect" – 3:52

6."Inner Silence" – 3:09

7."Alternative 4" – 6:18

8."Regret" – 7:58

9."Feel" – 5:28

10."Destiny" – 2:14


Formação em Alternative 4:

Vincent Cavanagh – vocal, guitarra
Daniel Cavanagh – guitarra, piano, teclado
Duncan Patterson – baixo, piano
Shaun Steels – bateria
George Ricci – violin (convidado)
Andy Duncan – Drum loops em "Empty" (convidado)