Resenha #34: "Black Force Domain" (1995) - Krisiun

Onde começa o domínio das forças negras



Quem hoje vê o Krisiun sendo considerado um dos nomes mais fortes do 'Death' metal mundial, pode não conhecer o árduo caminho que esses três guerreiros traçaram para colherem os frutos de sua vitória com muita honra, amor e respeito ao metal da morte. 

O ano é 1995, depois da banda ter feito a sua mudança do Rio Grande do Sul para São Paulo e terem na bagagem uma 'demo' e dois 'split's', chegara a hora do primeiro registro oficial, mas mal saberiam eles, que estavam compondo um clássico, batizado de “Black Force Domain”.

Além da estréia, tal trabalho apresentava uma mudança na formação, que a partir desse trabalho a banda tornaria-se um trio, abandonando a ideia de um segundo guitarrista, papel esse que era executado por Marcelo Nogueira, o que é impressionante até hoje, como apenas três músicos fazem um som tão extremo?

Antes de citar as canções em si, quero destacar a produção e a sonoridade, algo muito cru e caótico, confesso que sinto saudade dessas produções mais sujas e nada cristalinas que infestam a cena extrema nos dias de hoje. Além da arte de A.V Coelho que sintetiza bem a sonoridade que está por vim.

Massacrante e impiedoso, esses sãos os melhores adjetivos para definir esse trabalho. Os irmãos queriam mostrar como se faz o autêntico 'Death' metal nacional, com muito ódio nas letras e no som, então impossível não 'bangear' em faixas como Hunter of Souls, na mega veloz Infamous Glory, na Obsession by Evil Forces e com o hino Black Forces Domain.



Se hoje o trio gaúcho é referência no que tange conjuntura como 'Death' Metal, foi com esse trabalho que eles fincaram de vez seu nome na cena e o melhor ainda estava por vim.

O Krisiun é umas das atrações do Maniacs Metal Meeting onde executarão músicas dos três primeiros álbuns, então, nem precisaria dizer, será imperdível!


TRACKLIST:
1) Black Force Domain
2) Messiah of the Double Cross
3) Hunter of Souls
4) Blind Possession
5) Evil Master Mind
6) Infamous Glory
7) Rejected to Perish Below
8) Meanest Evil
9) Obsession by Evil Force
10) Sacrifice of the Unborn
Bônus Tracks:
11) Nuclear Winter (Sodom Cover)
12) Total Death (Kreator Cover)

FORMAÇÃO:
Alex Camargo - vocais e baixo;
Moyses Kolesne - guitarra;
Max Kolesne - bateria.


Revisado e editado por Carina Langa.