Melhores do Ano 2016: Doom Metal

As melodias lúgubres e a capacidade de sugar toda a alegria e ares de felicidade no ar, podem ser atingidas com as bandas que optam pelos tortuosos caminhos do 'Doom' Metal, pois elas não abdicam de tais características. Por sorte nossa, o número de hordas que adotam essa sonoridade a cada dia aumenta. A lista abaixo comprova um pouco do que de melhor foi feito no estilo mais tétrico do Metal.



1) Abske Fides: "O Sol Fulmina a Terra"

Uma das melhores hordas de 'Doom' a nível mundial. Nesse seu novo trabalho a banda veio ainda mais tétrica e pesada. Uma atenção especial merecem as letras, que irão te provar o quanto Abske Fides está à frente de muitos grupos gringos.


2) Silent Cry: "Hypnosis"

É fato decorrente que se não fosse o Silent Cry o 'Doom' Metal Brasileiro ainda estava no limbo. Por mais que a banda apresentou problemas na sua formação ao longo de sua carreira, o fato é que em 2016 lançaram um novo trabalho que trás letras mais otimistas e na parte musical temos, o que os fãs esperam do gênero, uma sonoridade bela e sorumbática com os vocais de Joyce e Dilpho bem entrosados em todas as faixas.


3) Blood Tears: "Three Wishes"

Depois de 'demos' e 'splits', finalmente temos a estréia dessa banda gaúcha, que se mostra com uma originalidade acima da média, sendo difícil apontar referências e até mesmo o estilo que se propõem a fazer, indo do 'Doom' para elementos que nos remete até ao 'Dark rock', porém, engana-se quem acredita que o peso é um elemento pouco frequente. Ouça essa banda e sinta a fluidez e beleza de seus 'opus'.


4) Fallen Idol: "Seasons of Grief "

Desde o lançamento do 'single' The boy And the Sea que o nome Fallen Idol vem chamando minha atenção. Com uma sonoridade mais energética para os padrões do 'doom' metal, remetendo os momentos mais furiosos do My Dying Bride misturado com Imago Mortis, tais referências são somente para situar o leitor, porque o trabalho tem muita originalidade e merece ser reconhecido.


5) Lamúria Abissal: "Passagem para o além Abismo"

'Depressive Suicide Funeral Doom' Metal. Tais exageros nas classificações podem te afastar de uma das melhores hordas de 'Doom' Metal nacional. Seguindo uma grande carga de melancolia em todas as letras, esse 'duo' lançou esse ano o EP que mostra o quanto sofrida é a alma de Pale e Despair e devido a isso que sou fã dessa horda.


Revisado por Carina Langa.